MÉTODOS DE
BARREIRA

MÉTODOS BASEADOS NA
PERCEPÇÃO DA FERTILIDADE
e NATURAIS

DISPOSITIVO
INTRA-UTERINO

MÉTODOS
CIRÚRGICOS

MÉTODOS BASEADOS NA PERCEPÇÃO DA FERTILIDADE


Os métodos baseados na percepção da fertilidade, também conhecidos como métodos de abstinência periódica, métodos comportamentais e também métodos naturais, se baseiam em evitar as relações sexuais vaginais no período fértil do ciclo.

Atualmente sabe-se que a mulher, em cada ciclo menstrual, tem possibilidade de ficar grávida só quando tem relações em algum dos cinco dias antes da ovulação ou no dia da ovulação. Em conseqüência, seria suficiente praticar abstinência durante seis dias em cada ciclo para garantir um efeito anticoncepcional de alta eficácia. A razão pela qual a abstinência deve ser maior é que não há métodos confiáveis para predizer, de maneira precisa, quando ocorrerá a ovulação, que é um fenômeno variável, de pessoa para pessoa, e na mesma pessoa em diferentes períodos de tempo.
A maior ou menor eficácia destes métodos dependerá, então, da precisão com que seja possível predizer a ovulação, do cálculo adequado da margem de segurança para evitar erros devidos à variabilidade, e da adesão ao modo de uso do método, ou seja, a capacidade de manter abstinência no período indicado, o que faz necessária a colaboração de ambos os parceiros.
Existem várias modalidades ou tipos de métodos baseados na percepção da fertilidade, que usam diferentes métodos para identificar os dias em que deve ser praticada a abstinência. Estes métodos têm muitas características comuns, incluindo a sua taxa de falha (gravidez) o que justifica apresentá-los reunidos num capítulo. Eles são apresentados e descritos separadamente só na seção "Como se usam".
•  Calendário (tabelinha): a mulher marca em um calendário os dias do mês que correspondem ao início e ao término do período fértil, determinado por um cálculo baseado na duração dos ciclos menstruais anteriores.

•  Muco cervical (Billings): a mulher deve evitar ter relações nos dias úmidos, ou seja, nos dias em que tem muco cervical, que denota que pode estar no período fértil.

•  Temperatura corporal basal: a variação da temperatura durante o ciclo pode ajudar a determinar a data da ovulação e, conseqüentemente, quando a mulher pode ou não pode ter relações. 
•  Sintotérmico: consiste no uso dos três métodos descritos acima de forma combinada, além de outros sinais que podem contribuir para detectar a ovulação de maneira mais precisa. Também chamado de múltiplos indicadores.
•  Método dos dias fixos: baseado em estudos clínicos com um número grande de usuários, foi possível estabelecer qual seria o período fértil de mulheres que apresentam ciclos de 26 a 32 dias, que pode servir para a grande maioria das mulheres. É uma maneira simplificada do método do calendário, mais apropriado para ser oferecido por serviços que não têm a capacidade de oferecer adequada instrução sobre o uso do calendário. Para simplificar o seu uso, ou para ser usado por pessoas com pouca escolaridade, recomenda-se usá-lo com o auxílio de um colar de contas coloridas que guia na detecção do período fértil.
Existem também alguns dispositivos eletrônicos que, pelo registro da temperatura ou testes bioquímicos, podem predizer o período fértil.
Não estão disponíveis no Brasil.