MÉTODOS DE
BARREIRA

MÉTODOS BASEADOS NA
PERCEPÇÃO DA FERTILIDADE
e NATURAIS

DISPOSITIVO
INTRA-UTERINO

MÉTODOS
CIRÚRGICOS

ANEL ANTICONCEPCIONAL VAGINAL (NuvaRing)

O anel vaginal é mais um novo método anticoncepcional, desenvolvido para administrar hormônios esteróides à mulher. Como a pílula, a injeção mensal e o adesivo transdérmico, ele contém dois hormônios (estrogênio e progestagênio) que são absorvidos através da mucosa vaginal em doses baixas e constantes.

NuvaRing é um anel plástico flexível e transparente desenvolvido e fabricado por N.V. Organon (Holanda) e comercializado por Organon do Brasil. É feito de evatane (copolímero de etileno vinil acetato) com diâmetro externo de 54mm e espessura de 4mm (Figura 1). Cada NuvaRing contém 2,7mg de etinilestradiol (EE) e 11,7mg de etonogestrel (ENG) dispersos dentro do núcleo de evatane que, por sua vez, é envolto por uma membrana, também de evatane, que controla a liberação hormonal do anel (Figura 2). NuvaRing libera 15mcg de EE e 120mcg de ENG por dia.


Os princípios ativos do NuvaRing são bem conhecidos. O EE é o estrogênio utilizado na maioria das pílulas anticoncepcionais e o ENG é o metabólito biologicamente ativo do desogestrel, um progestagênio também desenvolvido por Organon, que é um potente inibidor da ovulação, com atividade androgênica muito baixa, amplamente utilizado em vários tipos de anticoncepcionais.

Cada anel é destinado a um ciclo de uso; um ciclo compreende 3 semanas de uso do anel seguidas de um período de 1 semana sem o anel. Desta forma resultarão perdas sangüíneas regulares, à semelhança do que acontece com o uso da pílula combinada, que começam, em mais do 90% dos casos, na semana em que a mulher não usa o anel. Assim como a pílula combinada, a mulher está protegida durante todo o ciclo, incluindo a semana sem o anel.